Léo Da XIII

Léo Da XIII, rapper, ativista e militante, começou a fazer Rap aos 12 anos de idade,
nascido e criado em um bairro chamado Cerâmica, na Baixada Fluminense vem se destacando no cenário Hip Hop com suas composições relatando o cotidiano urbano e usando a música como forma de protesto para reivindicar e apontar soluções.

Em 2003 após uma longa busca por conhecimento cultural, produções músicas e parcerias Da XIII lança sua primeira musica chamada “role embaçado”, no ano seguinte realizou junto com Movimento Enraizados seu primeiro evento chamado Raiz do Hip Hop onde se fez presente os quatro elementos que compõem a cultura Hip Hop que são: Rap, Break, Graffiti e Dj.

Em 2005 começou a ministrar oficinas de Rap na sua comunidade, projetos sócias e escolas de músic,a dividindo conhecimento e experiência sobre seu ritmo musical. Fazendo de sua música uma forma de se sustentar profissionalmente e atrair mais pessoas pra dentro do movimento Hip Hop, em seguida começou a organizar um encontro de MC’s e batizou o encontro como Banca De Freestyle, que acontece mensalmente até a presente data.

Já em 2009, viajou para França para uma turnê, juntamente com Rapper Dudu de Morro Agudo, Dj Soneca e Dummont, onde conheceram diferentes tipos de cultura, viajem esta que rendeu bastante frutos como: a gravação de um CD e a produção de alguns Beat’s com pareceria de jovens de alguns projetos por onde passaram. Na volta com uma visão mais ampla e definida me especializei na área de produção musical no curso IATEC, onde aprimoro minhas técnicas no estúdio do Movimento Enraizados, aonde sou responsável pelo Áudio, produzindo coletâneas de Rap, gravando música dos jovens participantes das oficinas.

Atualmente ministro oficinas de Rap para crianças e adolescente do projeto Enraizados na Arte que é uma escola de Hip Hop, produzi um spot trilha sonora, para o programa Parceiro Do RJ (Globo) e tenho um programa de rádio transmitido via web para o mundo inteiro ao vivo todas as sextas-feiras no www.Inraiz.com.br